12 de dezembro de 2013

Seja chic, saiba como evitar gafes no Natal.


Entra ano e sai ano e algumas gafes sempre estão presentes na noite do Natal. É o tio fazendo a eterna piada do “é pra ver ou pra comer?”, a tia fazendo a típica pergunta sem-noção aos sobrinhos, “e as namoradinhas?”, a prima piriguete usando uma saia que mais combina com carnaval do que com dia santo. Para ajudá-lo a não fazer feio no Natal, conversamos com dois consultores de etiqueta, Fábio Arruda e Célia Leão, e fizemos dicas de como ser chic na noite.



1. Ceia na casa de amigo: quem presentear?
Foi convidado para uma ceia na casa de um amigo ou namorado e não sabe quem presentear? “É fundamental presentear os donos da casa, que foram as pessoas que o convidaram”, diz Célia. Também é importante dar mais atenção às crianças e pessoas idosas. “No caso de crianças, presenteie todos com itens semelhantes para não demonstrar grau de preferência e ser deselegante”, afirma Fábio Arruda. Aliás, se alguém presentear com algo caro, procure não fazer comparações: cada um dá o presente que cabe no bolso.

2. Cartão digital ou carta?
Enviar um recadinho de Natal, física ou digitalmente, sempre é uma atitude elegante. Receber boas-vibrações nunca é demais. “Graças à comunicação eletrônica, o hábito de enviar cartões tem diminuído vertiginosamente. Se tiver a disposição de escrever um cartão físico e enviá-lo, faça isso! Nada substitui o correio, a mensagem escrita, o envelope. Não é errado enviar cartão digital, mas o efeito de um físico é muito mais emocionante”, defende o consultor Fábio Arruda. No entanto, há uma regra fundamental: retribua a mensagem recebida. Se o cartão chegou muito próximo à data, envie uma mensagem com votos para o ano novo – jamais deixe de reconhecer e agradecer.

3.Amigo-secreto: presente de acordo com grau de intimidade
Estipule um valor mínimo e máximo para o presente e, se resolver dar algo caro, saiba que pode receber algo que custe o valor mínimo. “É importante que as pessoas saibam que amigo secreto é uma brincadeira e que é presente nada mais é do que um canal para transmitir carinho. Ainda que o presente não lhe agrade, agradeça e tenha a sensibilidade de vê-lo como um modo de transmitir bons sentimentos”, afirma a consultora de etiqueta Célia Leão. “O grau de intimidade do presente deve ser proporcional ao grau de intimidade que você tem com a pessoa a quem vai presentear. Então, nada de dar uma lingerie a uma amiga do trabalho quase desconhecida”, sugere Fábio Arruda. Ele emenda que uma dica para valorizar seu presente é caprichar no embrulho: nada como uma boa embalagem para agregar valor a um item garimpado em promoção!

4. Ceia: o que servir?
Os pratos tradicionais são embasados com hábitos em hábitos e costumes enraizados. “As pessoas esperam comer um peru e um tender, por exemplo, nessas datas, mas não é errado querer oferecer um prato diferente. Mas atenção: avise os convidados a respeito do que será servido. Isso evitará surpresas”, afirma Fábio.

Com informações do Casa Abril



Nenhum comentário:

Postar um comentário