Você sonhou, colocou no papel o seu planejamento de decoração, encontrou a melhor forma de organizar seus móveis e equipamentos, e quer acrescentar algumas luminárias. Agora, vai partir para a reforma, certa que será simples – afinal, não vai quebrar paredes, nem fazer sujeiras. É só uma readaptação, certo? Pode ser um pouco mais complicado…
Você mudou a posição da mesa de jantar ou colocou uma onde não havia e pensou em uma linda luminária acima dela ?
Quer acrescentar máquina de lavar louça, uma iluminação legal acima do fogão, mudar a posição do micro-ondas ?
Ou está apaixonada por aquelas fitas de Led e quer aplicá-las no seu quarto para oferecer um ar romântico ao ambiente? Talvez, até acrescentar um ar condicionado porque este calor está fora de série?
Pois bem, para realizar seu objetivo – tão simples – há outro planejamento que é necessário: Como fazer estes acréscimos de iluminação e energia funcionarem? Sei que você vai contratar alguém para fazer isso e não precisa ter conhecimento sobre o que é preciso fazer. Mas saiba que estas pequenas mudanças envolvem, muitas vezes, mais do que vc pensou em termos de tempo, gasto e bagunça na casa. E às vezes este “mais” é “muito mais!”. Vou explicar melhor:
Quando sua casa foi construída, houve um projeto de elétrica, que é um estudo onde se define o máximo de energia que sua casa vai gastar, a quantidade e posicionamento de tomadas, pontos de luz e interruptores e como estes vão funcionar (que interruptor acende que lâmpada, que tomadas e fios devem ser usados para os equipamentos, etc etc).
Este é um desenho bem simples do tal projeto de elétrica
Acho que você já percebeu onde se meteu, não é? Ao acrescentar um abajur vc precisa de uma tomada próxima para acendê-lo; Um ar condicionado precisa de uma instalação específica para ele, mais “forte” que a tomada do abajur e, algumas vezes, sua casa simplesmente não suporta energizar mais eletrodomésticos do que já tem e o projeto vai ter que sofrer mudanças maiores.
Não quero lhe deixar preocupada (o) demais: Para acréscimo de pontos de luz e tomadas simples, em geral só é necessário fazer a ligação destes à instalação que você já tem. Pode fazer mais sujeira do que vc imaginava e talvez vc tenha que repintar uma parede, refazer um revestimento… Algumas vezes nem isso é preciso.
MAS se vc vai acrescentar equipamentos que necessitam de mais energia, como ar condicionado, máquinas de lavar, geladeiras, freezer e PRINCIPALMENTE se seu apartamento é antigo, é recomendável contratar um profissional para observar toda a instalação e não que somente coloque o equipamento e vá embora, lhe deixando com problemas de queda de energia que você não sabe porque estão acontecendo.
O bom é que hoje com os avanços da tecnologia, muitos equipamentos usam menos energia, mas mesmo assim, talvez a distribuição dos circuitos precise ser refeita (pelos disjuntores da sua casa vc percebe a distribuição da energia). Colocar um ar condicionado a mais pode sobrecarregar um deles – este exemplo é simplificado).
Portanto, fique ligado (a)! Energia mal distribuída ou sobrecarga causam muitos transtornos e diminuem sua segurança. Procure profissionais competentes (eletricistas capacitados e engenheiros elétricos no caso de grandes mudanças)
Fonte: Simples Decoração
Nenhum comentário:
Postar um comentário