22 de fevereiro de 2012

Cresce mercado formal na construção civil

De acordo com o estudo do Sindicato da Construção Civil, cada vez mais pessoas estão com com emprego, renda e crédito acessível, passando a comprar seu imóvel no mercado formal.É uma mudança relevante no segmento imobiliário, que tem impacto na atividade econômica, na arrecadação de tributos e no mercado de trabalho. As construtoras, que em 2003 respondiam por 44% do PIB da construção civil, hoje respondem por 65%.

O ambiente de negócios favoreceu a formalização da atividade imobiliária e o aumento da produção das construtoras. Na habitação popular elas precisam formalizar suas atividades. O grande impulso veio das moradias das famílias, porque as obras de infraestrutura sempre foram formais.

A contratação de mão de obra formal passou a predominar, ao contrário dos tempos de predomínio da autoconstrução, em que as famílias reuniam recursos para construir com o auxílio de um pedreiro ou de um mestre de obras. As estatísticas do Ministério do Trabalho mostram que as atividades da construção civil foram as que mais contrataram empregados formais. A disponibilidade de crédito também contribuiu para a formalização.

A tendência de mudança do perfil das aquisições de insumos para a construção civil é confirmada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, Walter Cover. Em 2004, o valor adicionado à economiapelas empresas construtoras cresceu 27%, chegando a 28%, em 2007 e a 18,5%, em 2009, segundo o estudo da FGV.


Em 2011, o ritmo da atividade da construção civil foi inferior ao de 2010, segundo os dados do sindicato da construção (Secovi). "Existe uma acomodação natural", observou o novo presidente do Secovi, Claudio Bernardes. O crescimento do setor imobiliário tende a acompanhar o ritmo da economia brasileira, afirmou Bernardes. A formalização crescente da atividade imobiliária traz benefícios a todos, consumidores, trabalhadores, construtoras, bancos e governo. Trabalhadores sem renda não têm acesso ao mercado de moradias, que exige um bom cadastro aceito pelos bancos. Construtores informais não têm acesso a crédito, além de correrem o risco de enquadramento por órgãos públicos em operações de fiscalização. Nos bancos, o crédito imobiliário tem importância crescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário