Dados revelados pelo Índice de Expectativa das Famílias Brasileiras (IEF) houve um aumento do otimismo por parte delas e esse é um dado importante para alavancar a economia brasileira, pois serve como indicador para a indústria programar suas vendas, de acordo com a intenção de consumo.
Segundo o analista do IPEA, André Calixtre, o índice vinha registrando estabilidade ao longo de 2011. O crescimento registrado de dezembro para janeiro é reflexo das medidas de política monetária adotadas pelo governo no final do ano passado para estimular o consumo.
Segundo Calixtre, “o endividamento das famílias ainda é baixo”, segundo os dados da pesquisa, o que demonstra que “há espaço para o aumento do crédito”. Ele ressaltou que a taxa de juros é um fator que também influencia as expectativas de consumo, pelo impacto sobre o pagamento de dívidas nas compras a crédito.
Já era esperado que no final de 2011 houvesse um aumento nesse índice, que por conta doa fatores da época influenciam bastante a economia. Esse índice é importante para avaliar o crescimento da economia, porque ele é baseado no otimismo das famílias brasileiras em relação à sua própria situação e à situação do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário