15 de fevereiro de 2012

Pré-moldado é tendência na construção civil

Para driblar a falta de mão de obra na construção civil, que tem se transformado num desafio para o setor, a industrialização dos canteiros de obra, com a utilização do sistema pré-moldado é alternativa mais utilizada hoje por muitas construtoras.

A técnica impacta também na queda de até 20% no custo final da obra, e representa aumento da produtividade, conforme aponta a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP-MG). Outro ponto positivo é poder aferir o custo do material aplicado, reduzindo o desperdício.

O gerente da regional da ABCP-MG, Lincoln Raydan, explica que a obra que substitui a construção tijolo a tijolo, da maneira artesanal, pelo pré-moldado apresenta como uma das vantagens a redução da necessidade de contratação de pessoal, além de proporcionar maior dinamismo e economia. Segundo ele, o sistema industrializado pode ser aplicável tanto nos prédios multipavimentos, grandes construções ou até em projetos de larga escala, como as habitações de interesse social.

"Além de conseguir economia de 15% a 20% no custo, o pré-moldado é a solução para a falta de operários na construção, reduzindo em até 50% o volume de trabalhadores no canteiro de obra. por isso que as empresas estão migrando para esse sistema, que é comum em obras mais robustas”, disse Raydan.

Nos últimos anos o sistema tem evoluído bastante e a tendência é crescer ainda mais a sua utilização. algo que tem aceitação nos empreendimentos maiores e que evolui para unidades habitacionais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário