10 de fevereiro de 2012

Piso de cerâmica: Vantagens e desvantagens


O piso é um aspecto importante do apartamento e que, eventualmente, pode vir a ser o mais caro. Entre as opções disponíveis existe o piso cerâmico, que é conhecido pela sua durabilidade e preço acessível.

O piso de cerâmica só veio ganhar notoriedade nos projetos de decoração nos últimos anos. Eles estão disponíveis em uma enorme gama de tamanhos e cores. Muito econômico, o piso cerâmico é sem dúvida um dos pisos mais versáteis, podendo ser utilizado em qualquer divisão da casa. Entre as principais razões pelas quais as pessoas preferem o piso cerâmico também está o fato de serem muito fáceis de limpar e manter impecáveis.

Como acontece com qualquer tipo de piso, também o piso cerâmico tem as suas vantagens e desvantagens. Conheça algumas delas:

Vantagens:

Durabilidade – O piso cerâmico é muito mais durável que outro tipo de pisos. É também muito resistente à água e bactérias, sendo por isso uma boa opção para quem sofra de problemas respiratórios ou alergias. Esse piso pode durar por 20 anos ou até mais.

Variedade de modelos – O piso cerâmico pode ser encontrado em diversas cores, desde as mais vibrantes aos tons mais sóbrios. Alguns modelos de pisos cerâmicos apresentam também textura ou imitam, inclusive, pisos considerados mais nobres, como madeira ou mármore. Como este tipo de piso é vendido à peça, é possível criar padrões elegantes ou mais originais, dependendo da forma como são dispostas as telhas no chão.

Isolamento - Em climas mais secos e quentes, o piso cerâmico ajuda a manter a temperatura ambiente mais fresca.

Instalação – A instalação também fica mais econômica e muito simples de ser feita. A superfície deve estar limpa e seca antes da telha ser colocada no chão e rebocada. Se possuir os conhecimentos necessários pode, inclusive, instalar facilmente este piso sozinho, ou então contratar uma empresa e profissionais especializados na sua instalação.

Fácil manutenção – Este tipo de piso tem uma manutenção muito simples, para além de ser muito fácil de limpar. Para o manter bonito e nas melhores condições basta simplesmente varrer o chão, limpando de seguida com um esfregão úmido e um pouco de detergente doméstico suave.

Desvantagens

Isolamento – Embora o piso cerâmico seja ideal para climas mais quentes, em climas mais frios pode se tornar muito gelado e causar incômodo.

Escorregadio – O piso quando é molhado pode ocasionar quedas, pois se torna muito escorregadio. O aconselhável é que secar bem após a lavagem.

Delicado – Durante a sua instalação o piso cerâmico pode ser muito delicado, podendo inclusive partir-se com alguma facilidade.

Superfície dura – Ao contrário de outro tipo de pisos, como o piso em carpete, a cerâmica tem uma superfície muito dura. Em casas com crianças pequenas é aconselhável que se utilize tapetes nas zonas de maior passagem e brincadeiras, para que exista uma superfície mais fofa no caso de quedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário