12 de setembro de 2012

Aprenda a usar os tapetes na decoração



Qual a primeira palavra que vem a sua cabeça quando você pensa em tapetes? Aconchego, os tapetes são conhecidos por trazerem conforto ao ambiente, mas para muitos essa peça é parte fundamenta na decoração. Entretanto, se não for usada corretamente pode arruinar a estética de um cômodo.

O gerente comercial da Atlantik Tapetes, João Alfredo Basile diz que você medir o ambiente onde o tapete será colocado antes de sair para comprar, pois cada ambiente pede um diferente. Por exemplo, para a sala de estar é importante saber o tamanho do estofado, e para a sala de jantar é necessário sabe o tamanho da mesa. “Para a mesa de jantar é recomendado aumentar 65 centímetros, de cada lado, a mais da medida da mesa”, diz o proprietário da Naturale Tapetes, Antônio Carlos Ribeiro.  Este tamanho  é importante para dar espaço para afastar a cadeira sem que ela prenda no tapete.

Na sala você deve aumentar 50 centímetros de cada lado em relação à medida do estofado. “É elegante colocar 30 centímetros do tapete na parte debaixo do sofá. Isso também traz uma maior sensação de aconchego”, completa Ribeiro.

Um fator importante que deve ser considerado é a textura. “Na sala de jantar e em lugares com muito trânsito o tapete tem que ter alta densidade (fio mais compacto) e baixa espessura (entre 10 e 12 milímetros)”, explica Basile. Pois sempre existe o risco de alguém passar comendo e cair restos no tapete, e este tipo é mais fácil de limpar.

Para Basile o tapete ideal para ambientes aconchegantes (como a sala de estar e do home theater) deve ter uma espessura alta (a partir de 30 milímetros) com fios macios. Os fios podem ser singelo (único) ou frisado (com mais de dois fios). O especialista afirma que o uso de seda chinesa ou de shaggy são boas pedidas, poiis são macios. Já os escritórios pedem um carpete. “Tanto pela melhor acústica, como pelo conforto”. Isso sem falar na segurança, pois o tapete pode enrolar na cadeira com rodas e causar algum acidente.

Cada local pede um tipo de decoração e um tapete de acordo com o estilo do cômodo. “Em um loft, que integra vários ambientes, pode-se misturar cores e tipos em vários locais”, comenta Basile.

Desenhos geométricos, pixels, ziguezagues, abstratos, florais, marmorizados e patchwork são tendências fortes. “O patchwork destonado ainda continua na moda, embora seja tendência há uns três anos”, diz Basile.  “Os clássicos medalhões, tipo persa,  e listrados, sempre estão na moda”, completa. Cores pastéis, tons terrosos e neutros, como o marfim, café e castor, além do cinza, preto e até o vermelho são cores que sempre estão presentes. O preto é considerado elegante e compõe ambientes monocromáticos, preto e branco.

Para quem preferir chamar mais atenção Basile recomenda cores fortes como laranja, pinkm amarelo canário e azul claro. “A tendência dos anos 80 que está nas roupas chegou aos tapetes”, diz Basile. Ribeiro confirma a busca por tapetes coloridos. “Azul turquesa é uma tendência na Europa que já chegou ao Brasil”, afirma.

Com informações do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário