6 de setembro de 2012

O movimento nas lojas cresceu 2% em agosto, com IPI reduzido.




Em relação a agosto de 2011, o aumento foi de 13,4%, maior alta desde março de 2010. O indicador de Atividade do Comércio, disse hoje, 06 de Setembro, pela Serasa Experian, que o movimento de consumidores nas lojas de todo o Brasil cresceu 2% em Agosto ante Julho, na série com ajuste sazonal. Em relação a agosto de 2011, o aumento foi de 13,4%, maior alta nesta base de comparação desde março de 2010. No ano, a atividade do varejo acumula avanço de 8,8% sobre o período de janeiro a agosto do ano passado. 

Na avaliação da empresa, a expectativa do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) - que acabou sendo prorrogada por 60 dias - "promoveu uma corrida dos consumidores" às concessionárias. O movimento nas lojas de veículos, motos e peças cresceu 11% em relação a julho e 16% sobre agosto do ano passado. O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas também exibiu bom desempenho, com alta de 2,5% ante julho. Na comparação mensal, o segmento de combustíveis e lubrificantes cresceu 1,6%; tecidos, vestuário, calçados e acessórios, 1%; material de construção, 0,9%; e móveis, eletroeletrônicos e informática, 0,8%. 

O indicador leva em conta o volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa. Em nota distribuída à imprensa, a Serasa Experian avalia que a alta da atividade do varejo em agosto foi generalizada, já que todos os seis segmentos analisados registraram aumento de movimentação de consumidores na comparação com julho. O resultado, observa a empresa, "reforça os prognósticos de um segundo semestre com maior dinamismo econômico", sustentado por juros menores, recuo da inadimplência, manutenção das taxas de emprego e expansão da massa de rendimentos.

Com informações do Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário