26 de setembro de 2012

Como não se enganar com as tendências de decoração!



A decoração, assim como a moda, é ditada pelas tendências e elas mudam sempre. Só que no design de interiores essas tendências demoram um pouco mais para passar. O designer de interiores Marcel Steiner comenta que algumas cores e estampas são eternas e nunca saem de moda, enquanto que outras só são legais por uns dois ou três anos.  “Como um sofá ou o piso de sua sala não custam o valor de uma calça jeans, é importante tomar certos cuidados para sua casa não ficar datada em pouco tempo” diz. A pergunta é como evitar modismos e ao mesmo tempo deixar sua casa na moda?

“Costumo dizer que uma casa não se faz de um dia para o outro. As decorações mais interessantes são justamente aquelas feitas ao longo de um grande período, com garimpos, peças clássicas e uma boa coleção de arte. Os detalhes fazem toda a diferença. Uma decoração precisa ter a cara dos donos. Nada mais chato do que uma sala de estar com aspecto de showroom. E não adianta ficar mudando tudo a cada cinco anos.” Afirma Marcel.

Design
A opção para quem quer uma casa atemporal pode ser móveis com desenhos modernos. São peças que já fazem parte de cenário brasileiro e mundial, como uma cadeira tulipa ou um sofá Le Corbusier, esse móveis cabem perfeitamente em qualquer decoração. “Ultimamente, muitas pessoas têm torcido o nariz ao encontrar tais exemplares. Apesar de serem clássicos do design internacional, viraram “carne de vaca” e estão na sala de muita gente. Mesmo assim, são peças que não envelhecem. Se você tem uma casa com personalidade, uma boa Saarinen vai fazer sempre bonito.” Explana o especialista.
Se você prefere peças nacionais existem opções de móveis feitos aqui, e isso mostra como esse mercado está aquecido aqui no Brasil. Esses móveis possuem muita qualidade estética e limpeza visual, comenta Steiner. “Aposte em peças brasileiras de madeira, acabamentos em cores neutras e conforto. Os móveis com essas características serão disputados por seus netos.” 

Cores
Segundo o especialista as cores mais em alta na decoração hoje são o preto, branco e madeira. Mas a tendência das estampas coloridas e papéis de parede também tem seu destaque. As chamadas cores minimalistas são mais clássicas e voltadas para um público mais sério, mas se você prefere o colorido prefira usar estampas e tintas fortes em pequenas superfície. Use cores em almofadas, poltronas, e paredes. “Uma sala precisa ser pintada a cada dois ou três anos.” Completa Steiner.

Com informações da UOL e Marcel Steiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário