Antigamente, ter um aparelho de ar condicionado ¬era um luxo, hoje ele está mais acessível, e com a busca pelo conforto térmico maior, essa busca tem crescido cada vez mais, tornando este aparelho bem mais popular.
Hoje existem no mercado diversos modelos que atendem as mais diversas necessidades, são eles: Split, janela e portátil. As diferenças estão na relação ao ruído, consumo energético, espaço ocupado, instalação, função quente e frio, além da capacidade térmica, medida em BTUs. Pensando nisso, reunimos algumas informações sobre ar condicionados, veja e saiba qual o tipo mais indicado para a sua casa.
Aparelho de ar condicionado portátil
O engenheiro mecânico da Refrigeração Manchester, Thiago Stapazzoli conta que este tipo de ar condicionado é mais indicado para pessoas com algum tipo de limitação física no ambiente, pois o aparelho reunir em uma caixa o compressor e o exaustor de calor. Isso faz com que o barulho produzido fique todo dentro do cômodo. Uma e suas vantagens é que ele pode ser transportado, como para uma casa de praia por exemplo. Mauro Apor, gerente de produtos de ar condicionado residencial da LG, explica que o termo portátil dá a falsa sensação de que o produto pode ser levado facilmente de um cômodo para o outro. "O termo correto seria aparelho de ar condicionado móvel, pois devido ao seu tamanho e peso, sua portabilidade fica limitada.”
A instalação do aparelho móvel é simples, mas o ponto negativo é o desconforto acústico, do sistema de condensação e do tubo de exaustão de calor. Os aparelhos condicionadores de ar do tipo portátil possuem um coletor interno para a água produzida pelo equipamento enquanto ele funciona. Thiago explica que ao atingir um determinado limite desse reservatório, o equipamento desliga para que a água possa ser retirada. Outra opção, segundo o engenheiro mecânico, é instalar uma mangueira em uma saída própria para essa finalidade no aparelho, responsável por levar a água para um ambiente externo, o que evita o armazenamento do líquido e a suspensão automática do funcionamento para retirar a água. Você também deve levar em consideração o tubo de exaustão de calor quando escolher esse equipamento para seu apartamento.
Uma de suas desvantagens inclui o fato de que a decoração do ambiente pode ser prejudicada, pois o existe a necessidade de ser instalado um ponto de saída para a área externa, devido ao diâmetro.
Aparelho de ar condicionado split
Umas das principais vantagens oferecidas pelo ar condicionado do modelo split é o baixo ruído produzido pelo aparelho. Isso porque o compressor, parte responsável pelo resfriamento, sucção e exaustão do ar, fica localizado na parte externa do imóvel. A estética do ambiente também é favorecida, pois o gabinete instalado na parede ou no teto é mais discreto que os do tipo janela ou portátil.
Além das diferenças estéticas, existem muitas variações de modelos entre os tipos split. Como os “cassete”, por exemplo. Este modelo tem a instalação mais central, o que permite uma melhor climatização do cômodo. Mauro Apor, disse que esse modelo é mais indicado para pontos comerciais, pois sua instalação demanda teto rebaixado em pelo menos 25 cm para comportar a saída de ar. "Esse modelo não é muito comum em residências devido à altura de rebaixamento do forro. Por convenção de mercado, o modelo cassete é classificado como um aparelho para fins comerciais, mas isso não impede a sua instalação em residências, desde que o teto possa ser rebaixado sem prejudicar a estética do imóvel", orienta Mauro.
Ar condicionado modelo janela
Já está em desuso, pois os tipos split tem preferência maior do consumidor, eles são mais comuns em edificações antigas. Esse tipo de aparelho, assim como o portátil, concentra em um único gabinete todo o mecanismo de resfriamento e exaustão, e suas desvantagens são o ruído no cômodo, a estética interna do ambiente e externa do imóvel.
Com informações do site bbel.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário