6 de março de 2013

Una conforto e funcionalidade no seu home Office



Trabalhar em casa, o famoso home office hoje está cada vez mais comum, trabalhar em casa traz benefícios e facilidades que o escritório não dá e isso traz muitos novos adeptos, podem também tem suas desvantagens, muitas vezes o home office é desconfortável devido ao total despreparo do ambiente para isso. Em compensação, montar um home office com tudo que você precisa pode gerar conflito com a decoração do seu apartamento. Pensando nesses problemas, os projetos de hoje apresentam soluções para estes problemas.

“A ideia é que o home office fique com menos cara de escritório por estar em casa, mas que também permita que a pessoa possa se isolar e se concentrar. É preciso criar  um ambiente onde também se possa aproveitar para relaxar sem necessariamente mudar a arquitetura do espaço", comenta a arquiteta Agnes Manso.

A designer de interiores e produtos Cida Moraes aconselha que você leve em consideração os limites de espaço na hora de escolher os projetos, para não criar um local muito abarrotado de coisas que não passa nenhuma tranquilidade para trabalhar.

A tecnologia ajuda bastante quem tem pouco espaço para montar seu escritório em casa. Notebook, roteador e impressora wireless tornam-se itens praticamente obrigatórios para compor o home office, pois eliminam a necessidade de se usar vários cabos para conexão. "Outro fator a se levar em consideração na hora de projetar o escritório é a quantidade de material necessário para consulta no dia a dia. Eles precisam estar em um local de fácil acesso", aponta Cida Moraes.

Cida aponta como tendência para os home offices o uso de móveis versáteis e sustentáveis. "Para tornar o ambiente mais aconchegante, evite as tradicionais mesas de escritório", sugere. Segundo a decoradora, a marcenaria ajuda a resolver problemas de espaço, otimizando o ambiente. Outra dica da decoradora é usar um carrinho de pratos, que facilita o transporte de documentos, além de ser um excelente apoio para gaveteiros móveis, abajures, caixas organizadoras, pastas e outros materiais de consulta.

Cida e Agnes contam sobre a importância dos móveis serem ecologicamente corretos e que eles não tragam nenhum malefício para você. Por isso, atenção na altura da mesa, cadeira e suporte para os pés, assim você evita lezões e problemas de coluna. Segundo Cida, para evitar problemas, as articulações do tornozelo, joelho e bacia devem sempre estar dobradas em um ângulo de 90° quando a pessoa está sentada.

A decoração vai depender muito da personalidade, espaço e orçamento de cada um, a arquiteta Denise Monteiro sugere que os objetos ecologicamente corretos são a tendência do momento. Objetos como lâmpadas de LED, o uso de luz natural e o reaproveitamento de produtos. . "Um home office tem que ser descontraído. Integrá-lo ao living ou a outros ambientes também é bacana pois torna o ambiente mais leve", afirma Denise.

Ambientes pequenos pedem móveis planejados para poder acomodar todos os objetos e utensílios de trabalho.   "Minha sugestão é para usar móveis claros, pois eles dão a sensação de ampliar o ambiente", comenta Cida. Para Denise, o principal ponto de partida é pensar em transformar um canto da sua casa no seu escritório, priorizando a funcionalidade, o conforto e a beleza. Os móveis devem ser pensados conforme a necessidade e uso da pessoa. Agnes Manso lembra que outro fator que é favorecido pelo uso de móveis projetados é que a fiação pode ser embutida, evitando o acúmulo aparente de fios.

A iluminação também é um ponto que deve ser analisado, para cômodos escuros, a sugestão de Cida é combinar luminárias, luz direta e indireta. Já Agnes sugere lâmpadas LED e sancas, pois esta combinação não cansa a vista. Você pode utilizar as paredes para colocar ganchos e prateleiras a fim de otimizar o espaço.

Com informações do site bbel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário