15 de março de 2013

Estresse pode ser evitado com mudança de postura




A influência do estresse no cotidiano pode ser sentida no rendimento do trabalho, na indisposição para atividades sociais e até mesmo na saúde. Algumas alternativas podem ajudar a aliviar a situação, mas nada como mudança de hábitos para garantir um cotidiano mais leve e longe desse vilão que atormenta grande parte da população.  Conheça sugestões para não deixar a correria do dia a dia consumir o seu bom humor e sua saúde.

Alívio rápido para o estresse,  porém,  momentâneo

Segundo a psicóloga Ana Maria Teresa Benevides Pereira, doutora em psicologia escolar e desenvolvimento humano, e Sandra Oliveira, representante da Dale Carnegie no Brasil, empresa especializada em desenvolvimento pessoal, basicamente existem três maneiras de se lidar com o estresse. Uma das opções é fugir da situação. "Tentar se esconder ou fugir não vai resolver o problema, pois toda vez que a pessoa tiver que enfrentar aquela situação, novamente a sensação de mal-estar surgirá e toda a sintomatologia se fará presente", explica Ana Benevides.

O tratamento com medicação como outra forma de lidar com o estresse. "Algumas pessoas não conseguem lidar bem com a situação e chegam ao limite, necessitando do auxílio de medicamentos para se sentirem bem", comenta Sandra Oliveira. Ana Maria explica que essa é uma maneira de aliviar momentaneamente o estresse, porém, não é à base de medicação que o problema será resolvido. "É preciso enfrentar a situação e lidar com ela efetivamente. Nesses casos, sessões de psicoterapia podem ser uma boa alternativa para ajudar a enfrentar o problema, evitando que ele se torne um fardo", comenta Ana Maria.


A forma como o estresse se faz presente na vida das pessoas também depende muito de como elas encaram e se deixam afetar pelo mal da vida moderna. Sandra explica que é preciso um exercício diário, onde a pessoa se convença de que uma fechada no trânsito ou a grosseria de uma outra pessoa não são fatores determinantes para influenciar negativamente no dia dela.

Mude sua atitude

A mudança de atitude no cenário é fundamental para quem quer se ver livre do estresse. A primeira dica é enfrentar as situações. "É preciso identificar o que está errado e buscar soluções para mudar de forma que essa situação passe a ser minimizada ou até mesmo transformada em algo agradável. Eliminar o agente estressor e a forma negativa com a qual ele te afeta é fundamental para ter sucesso em resolver esse problema", orienta a psicóloga. Essa mudança depende apenas da pessoa e de mais ninguém.

Aprender a dizer não, tanto no trabalho quanto para amigos e família, é muito importante.    Segundo Ana Maria, é essencial que a pessoa conheça seus limites e não os ultrapasse para satisfazer a vontade dos outros.

Com informações de BBel (site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário