12 de agosto de 2014

Dicas de como reformar a cozinha sem fazer obra

De todos os lugares da casa, a cozinha é a única que não pode parar nunca. Só de imaginar o trabalho que dá para interditar o ambiente numa reforma, a vontade de renovação já passa. Para fugir desse impasse, reunimos dicas que prometem (e cumprem!) uma transformação definitiva na cozinha. Confira.

Para fugir desse impasse, reunimos dicas que prometem (e cumprem!) uma transformação definitiva na cozinha. Confira a lista abaixo.



Segundo a arquiteta Amanda Miranda, uma mudança sem obras na cozinha pode começar com a transformação da parede. Ela recomenda que se escolha uma área de preferência para ganhar destaque com uma nova pintura, um papel de parede ou azulejos e pastilhas. Na primeira foto, o cantinho com utensílios pendurados recebeu um revestimento azul e branco e um quadro amarelo para contrastar. Na segunda, azulejos finos com spray dourado foram colados na superfície chapada para criar um clima rústico com um toque de sofisticação. Se a parede desejada já tiver pastilhas, duas mãos de tinta com a cor favorita podem fazer toda a diferença. Fotos: Better Homes and Gardens.


Mexer no piso dá sempre muito trabalho, mas é possível dar novos ares para o chão da cozinha sem o transtorno das obras. Na primeira foto, por exemplo, um tapete longo ocupa a área próxima à pia. Os modelos feitos de fibra de sisal são recomendados, por causa das tramas leves e que secam rápido. Já na segunda foto, o piso ganhou pinturas idênticas e espaçadas, feitas com forma, criando um clima mais romântico e rústico.

"Outras opções são os pisos extrafinos feitos de porcelanato, com apenas 8mm de espessura. Eles podem ser aplicados diretamente sobre o material anterior, com uma argamassa de piso sobre piso para homogeneizar a superfície. Mais uma dica é usar réguas de PVC, que imitam madeira e podem ser coladas sem muito trabalho", orienta a arquiteta Amanda Miranda. Fotos: Better Homes and Gardens.


Que cores alegram não é nenhuma novidade. O truque é usá-las com sabedoria. Se você é do tipo que não tem muito gosto por pintura, aposte em utensílios coloridos para animar o espaço. Expor peças de diversas cores num armário aberto, como o da primeira foto, já garante o efeito. Vasinhos de flores também dão um ótimo resultado.

Já para quem pensa em investir mais na cor, a arquiteta Maria Helena Torres recomenda uma pintura no mobiliário. Observe que na segunda foto os azulejos antiguinhos serviram de base para colorir os armários no mesmo tom de amarelo. Foto: Better Homes and Gardens.


Invista em eletrodomésticos modernos

Vale aproveitar o desejo de reforma para comprar eletrodomésticos novos e modernos. Na primeira imagem, a cozinha da arquiteta Amanda Miranda ganhou um fogão embutido de aço escovado que pode ser observado ao fundo. O contraste da madeira original da cozinha com novas pastilhas pretas, mesa e cadeiras da mesma cor contribuíram para um ambiente mais contemporâneo. Já na segunda foto, a arquiteta Isabela Lessa reservou a área de entrada da cozinha para receber geladeira e freezer idênticos, também de aço escovado. Piso e paredes brancas fazem com que o espaço pareça ainda maior. Fotos: Divulgação.

Fonte: GNT 

Um comentário: