24 de setembro de 2014

Toques femininos, espelhos e boa iluminação são essenciais para criar um ambiente acolhedor e apaixonante

Criar um quarto funcional, confortável e apaixonante para as meninas não é sinônimo de muito cor-de-rosa, espaço para bonecas e frufrus. Antes de mais nada é preciso entender as preferências e necessidades de pais e filhos. “O papel do profissional é escutar os dois lados e encontrar um denominador comum. Mas levar em consideração o que a criança gosta é muito importante, afinal é ela quem vai habitar o cômodo”, explica a arquiteta Karina Korn.


Claudia Pimenta e Patricia Franco brincaram com a combinação de diferentes estampas e cores. Veja como ficou harmonioso e delicado. Foto: Divulgação


Lilás é a cor preferida da dona do quarto, mas a arquiteta Débora Dalanezi equilibrou-o com verde. A cama suspensa foi pensada para receber as amigas . Foto: Divulgação



A arquiteta Flávia Sá optou por um tom bem forte de nas paredes do quarto de duas ‘princesas’. Foto: Divulgação


O tom escolhido para o quarto também pode estar presente nos armários, como nesse projeto da Moss. Foto: Divulgação
Segundo ela, o uso das cores de forma alegra e lúdica, a facilidade para organizar e acessar os brinquedos, além do conforto são elementos essenciais para garantir elas aproveitem bem o espaço. Para evitar que o ambiente fique óbvio ou cansativo, a arquiteta Débora Dalanezi sugere fugir dos tons bebê e chiclete, que são muito infantis e enjoam facilmente. “Gosto do rosa antigo. Misturar com vinho também é uma boa solução.”

Outra boa dica é apostar em tecido nas paredes, em vez de papel ou tinta. “Como as crianças crescem e a decoração do quarto irá mudar no máximo em 10 anos, o tecido, mesmo que pouco durável, se torna uma opção viável”, explica Débora. A grande vantagem é poder usar o mesmo material na roupa de cama ou para forrar caixas. Assim, tudo no quarto combina. Mas não exagere. Aposte em tons complementares e composês de tecidos lisos e estampas para quebrar a monotonia.

Apesar de ser essencial planejar uma cama confortável (preferencialmente com bicama), um espaço para estudos, nichos para os brinquedos e um guarda-roupa prático (com área reservada às fantasias e acessórios), encher o quarto de móveis não é uma boa ideia. Lembre-se que as crianças precisam de área livre para brincar e receber as amigas.

Móveis no tamanho adequado à idade e tapetes também ajudam a tornar o espaço mais atrativo. Assim como espelhos posicionados em lugares estratégicos, como portas de armários ou paredes, que dão asas à fantasia e à vaidade feminina. Investa ainda em um bom projeto de iluminação, tomando cuidado para não deixar muitas sombras que atrapalhem as brincadeiras. 

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário