20 de março de 2011

Cortina uma peça fundamental nos ambientes

Na hora de pensar na composição da decoração não podemos esquecer uma peça fundamental para complementar os mais diversos ambientes que é a cortina. Ela trará ao ambiente uma harmonia e beleza além de cumprir também um papel fundamental de equilibrar ou vedar a iluminação natural, destacar ou esconder algo de uma janela ou porta, e até diminuir ruídos.

É bom ter uma orientação de um profissional que entenda, porque é uma tarefa complexa. Além da escolha a ser definido do tecido tem também que tipo de costura será usado, se é necessário o uso de forro ou blackout, altura da barra, se acortina será instalada em trilhos ou varão, e se estes varões serão simples, duplos ou triplos.

ESCOLHA DO TECIDO:
- Na hora da escolha do tecido, alguns fatores físicos influenciam: Se a incidência do sol é grande ou se a vista da janela não agrada, o ideal são tecidos pesados, como sarja, algodão fechado, linha pura e seda rústica, com forro de tergal misto ou blackout.

- Se a casa é escura ou possui uma bela vista e também não tem uma incidência de sol muito grande, podemos usar tecidos mais leves e transparentes, como voal, chiffon, organdi, seda leve ou gaze de linho, podendo dispensar o uso de forro.

- O uso do forro serve para proteger o ambiente e o próprio tecido do sol excessivo. Geralmente, é feito separadamente e corre em trilho ou varão independente, dando a opção de abrir ou fechar quando quiser, mas pode ser costurado à cortina.

ACABAMENTOS:
Podemos usar vários tipos de acabamentos existentes para as cortinas: com pregas, argolas, botões, ilhoses… Todos eles vão deixar ainda mais charmosa à cortina.

Com informações do Jornal O Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário