27 de março de 2011

Região do Cariri desponta no mercado imobiliário cearense

O Cariri vive seu momento mais promissor quando o assunto é imóvel. A região que antes era destacada pelo turismo religioso agora vai além. A criação de cursos universitários a exemplo da faculdade de medicina resultou no crescimento da demanda acadêmica, o comércio de Juazeiro do Norte como o calçadista e as romarias também contribuem para o desenvolvimento da região. Todos esses fatores somados resultam num aumento populacional, que compete ao mercado imobiliário abastecer.

POTENCIAL DE INVESTIMENTO
Algumas imobiliárias estão indo para o Cariri, Juazeiro procurando um público investidor na região. No sentido de que é visto a possibilidade de uma região crescente, uma região onde circula muito dinheiro na parte do comércio.

CRAJUBAR
Há alguns anos o chamado triângulo CRAJUBAR – Crato, Juazeiro e Barbalha vem demonstrando índices de desenvolvimento econômico e social no que diz respeito à implementação de indústrias, comércio, turismo, construção civil e educação. No entanto, é recente a visibilidade das potencialidades da região que atraem um grande contingente de pessoas.

DÉFICIT HABITACIONAL
Juazeiro por ser uma cidade puramente comercial abastece todas as outras cidades menores ao redor e passou a ser vista com outros olhos. O aeroporto hoje opera com voos diretos para Recife, Brasília e Fortaleza. E por ser foco de empreendedores há um déficit habitacional tanto da classe média baixa quanto da alta.

São diversos os interesses de quem procura por imóveis na região do Cariri: A maioria das pessoas é natural da terra, que busca imóveis para morar e em alguns casos investir. Como é o caso do delegado federal aposentado, Jonas Duarte, que antes vivia numa casa e, há poucos meses, comprou um apartamento na Lagoa Seca, bairro nobre da cidade.

Segundo ele, além da segurança, o que mais atraiu nesse local é a área de lazer, as escolas próximas, academias e a concentração da área gastronômica. Mas, ressalta que o preço está bastante alto e chega a comparar com os imóveis de Fortaleza. “Meu apartamento foi 3.000 reais o metro quadrado”, comentou. Pessoas de outras cidades e regiões também são consumidores em potenciais, seja para especular ou mesmo residir.

FINANCIAMENTO
Outro fator que impulsiona a compra é o financiamento. “Com a entrada agressiva das instituições financeiras do país na área imobiliária, o que é termômetro de economia equilibrada, onde construtor desenvolve papel de construtor e banco papel de financiador, a tendência é facilidade de acesso à créditos com prazos delongados, onde de longe para os clientes a melhor opção é utilização de instituições financeiras”, analisou Patrícia.

FACILIDADES
O “Minha Casa, Minha Vida”, onde exerce o papel de construtora e a Caixa Econômica Federal (CEF) e Prefeitura Municipal farão a comercialização com uma triagem criteriosa de cadastros de pessoas com potencial aquisitivo. Trabalham também com empreendimentos próprios, onde o cliente financia parcialmente o imóvel, ao longo da construção, (pagando apenas correção monetária-INCC), e após o imóvel pronto captam valores das instituições financeiras, contando com toda facilidade de utilizar a construtora como ponte entre bancos e suas comodidades.

A CEF usa recursos tanto do FGTS, como da poupança, para incrementar o setor, dando celeridade aos processos de financiamentos. Já os bancos privados também demonstram claras e efetivas ações visando este mercado imobiliário, que hoje é “boom” no país.

Alguma parcela da população pode se sentir reprimida pelo fato de a especulação elevar os preços dos imóveis, porém, há muitos pontos positivos. Toda essa demanda de procura é indício de um forte fator de crescimento não só econômico como educacional que a região do Cariri vive. É sinal de que a qualidade de vida do brasileiro melhorou, em especial, no Nordeste.

Com informações do Jornal O Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário