Não é de hoje que se discute a importância de capacitar e qualificar os profissionais para o mercado de trabalho. O crescimento econômico que o Brasil apresenta nos últimos anos, tem exigido isso. Esta é uma boa notícia. Um reflexo de muitos avanços. Mas recentemente essa discussão ganhou números alarmantes.
De acordo com projeções realizadas por diversos economistas a Revista Exame, caso o país mantenha até 2015 um crescimento médio de 4,6% ao ano, será necessário um adicional de oito milhões de pessoas capacitadas e qualificadas para inúmeros setores. Só para se ter noção, esse número é o equivalente a toda população da Áustria. Definitivamente, gente é um dos principais gargalos do crescimento da economia e das empresas.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Por coincidência, ou não, o Brasil tem hoje aproximadamente oito milhões de desempregados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, a solução para a carência de profissionais, infelizmente, não passa por este grupo. Isso porque esses brasileiros estão despreparados para o mercado. De acordo com alguns especialistas, o passo é vagaroso porque a educação nas nossas escolas perdeu qualidade, e isso faz com que a maioria dos recém-formados chegue ao mercado de trabalho com deficiências que nem sempre podem ser corrigidas.
Quando um país não consegue suprir a demanda por mão de obra, a própria perspectiva de crescimento fica em xeque. O diretor executivo da Bolsa de Soluções Imobiliárias, Silvio Oliveira, confirma essa realidade desanimadora. Para ele, atualmente o mercado sofre com a falta profissionais qualificados. “O mercado está crescendo e precisamos de pessoas qualificadas. Mas como não abrimos mão da qualidade, encontramos dificuldade na contratação de pessoas capacitadas”, explica o diretor.
SOLUÇÃO
A solução encontrada por ele foi investir em qualificação e capacitação. Oliveira conta que a Bolsa de Soluções desenvolveu um Centro de Capacitação Profissional para suprir esta necessidade de ter em seu quadro funcional colaboradores devidamente qualificados.
O colaborador Ricardo Esteves, que passou por um treinamento, aprovou o pioneirismo da Bolsa de Soluções em ofertar o curso. “O diferencial da empresa é o foco no treinamento, na qualidade dos corretores e no respeito ao perfil do profissional”, afirma.
Com informações do Jornal O Estado.
1 de maio de 2011
Temos vagas: mercado brasileiro necessita de profissionais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário