Levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego revela que em dois anos o número de mulheres contratadas no setor da construção civil passou de 119 mil para quase 173 mil.
Numa obra em Patrocínio, no Alto Paranaíba, elas representam 30% do total de funcionários. A contratação de mulheres, que começou como uma alternativa para a falta de mão de obra, se tornou uma vantagem para o setor.
De acordo com o presidente da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/CBIC), Antonio Carlos Mendes Gomes, as mulheres são mais cuidadosas e detalhistas e se revelam superiores em atividades como as de acabamento. Além disso, a presença das mulheres humaniza o ambiente.
Em debate realizado ontem, dia 12, pela Edição das 10h do Jornal da Globo News, Antonio Carlos ressaltou que o movimento de incremento da participação de mulheres nos níveis operacionais é simultâneo com as mudanças de inovações tecnológicas que o setor vem incorporando, o que demonstra que o esforço físico pode ser substituído por equipamentos.
De acordo com o diretor Abílio José Weber, do Senai, que também participou do debate, 2010 registrou um aumento na procura por mulheres no curso de formação profissional, o que é ainda maior neste ano.
Com informações de Sandra Bezerra.
14 de julho de 2011
Aumenta o número de mulheres no setor da construção nos últimos dois anos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário