22 de novembro de 2011

Estimativa de inflação para 2012 cai pela quinta semana consecutiva

Analistas de mercado declararam que a projeção da inflação para 2012, que é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu pela quinta semana seguida. A estimativa passou de 5,56% para 5,55%.

Em 2011, a projeção ficou estável em 6,48, quase no limite superior da meta de inflação (6,5%). O centro da meta é 4,5%. Esta análise foi divulgada no Boletim Focus (uma publicação semanal do Banco Central). Esses dados foram baseados em estimativas da economia para o mercado financeiro.

O recurso mais importante utilizado pelo Banco Central para alcançar a meta de inflação são as alterações na taxa básica de juros, a Selic que hoje está em torno de 11,5% ao ano.

Mas a previsão diz que outra baixa é esperada, os analistas afirmam que haverá uma redução de 0,5% até o dia 30 deste mês durante a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A análise mostra ainda que para 2012 o Selic ficará em torno de 10% ao ano.

O estudo apresenta que a estimativa dos analistas para os preços ficou em 6%, em 2011, e ficará 4,5% no próximo ano. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento e transporte urbano coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário