10 de novembro de 2011

Juros ao consumidor voltam a cair em outubro e renovam mínima histórica

Os juros cobrados nos financiamentos à pessoa física voltaram a cair em outubro, de acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), e renovaram o recorde de menor taxa da série histórica, com média de 6,60%.

Tanto na comparação mensal quanto em relação ao mesmo período do ano passado, quando a taxa média era 6,69%, houve redução de 9 pontos base. Segundo o coordenador do levantamento, divulgado nesta quinta-feira (10), e vice-presidente da associação, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a redução ocorreu mesmo após todas as medidas restritivas implementadas pelo Banco Central para reduzir a demanda interna e combater a inflação.

Segundo ele, o recuo pode ser atribuído a quatro fatores:
- Bom momento que passa a economia brasileira, mesmo com a pequena redução da atividade econômica;
- Maior oferta de crédito, atingindo hoje 48,4% do PIB, o maior volume já alcançado;
- Maior competição no sistema financeiro;
- Queda da taxa básica de juros Selic promovida pelo Banco Central em 19/10/2011;
Selic e juros ao consumidor

De acordo com dados divulgados pela Anefac, desde dezembro de 2010, a taxa básica de juro aumentou 0,75 ponto percentual, para 11,5% ao ano em outubro de 2011 (última reunião do Copom), enquanto os juros ao consumidor apresentaram uma redução de 4,65 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 115,32% ao ano no décimo mês de 2011.

Por modalidade

Entre o nono e o décimo mês deste ano, com exceção dos juros do cartão de crédito, que ficaram estáveis, as outras linhas de crédito acompanhadas pela Anefac apresentaram queda nas taxas médias apuradas no período. Na comparação com outubro de 2010, apenas os juros do cheque especial registraram avanço.

Com informações do Info Money.

Nenhum comentário:

Postar um comentário