13 de janeiro de 2012

De jovem aprendiz a Engenheira


Esta é a história de Vivian Oliveira Rebouças. Após tentar três vezes o vestibular para Medicina, resolveu, por insistência da mãe, fazer a seleção para o curso de Assistente de Produção de Construção Civil no SENAI e passou em segundo lugar. A J. Simões Engenharia convocou os quatro primeiro colocados para uma entrevista; e foi assim que Vivian começou a fazer parte da equipe da construtora, então com 20 anos, ainda como jovem aprendiz, programa do Governo Federal criado para dar a chance de trabalho a jovens que ainda não possuem experiência.

No começo, ela exercia apenas atividades simples como inspeção de obra. Segundo ela, algumas dificuldades surgiram, já que o conhecimento sobre a profissão era pouco. “Quando eu entrei na J. Simões eu não sabia nem o que era um tijolo”, brinca Vivian sobre a sua inexperiência no início da carreira. Mas essas dificuldades aos poucos foram superadas com a ajuda de pessoas com quem ela trabalhava. Com o passar do tempo e com o acúmulo de experiências, ela passou a fazer as medições e a manutenção das obras finalizadas. A partir de então, ela passou a acompanhar outras obras da construtora. Durante essa convivência com o dia a dia das obras, Vivian resolveu prestar vestibular para Engenharia Civil e passou.

A jovem aprendiz passou para estagiária e hoje, com 25 anos, é contratada como Assistente de Engenharia, fazendo o planejamento e acompanhamento de obras. “A J. Simões foi uma escola para mim, pois as pessoas que passaram por mim aqui foram as que me ensinaram tudo que eu sei hoje, fizeram com que eu crescesse, motivaram para que eu estudasse, para que eu fizesse uma faculdade”. Bons frutos renderam dessa caminhada, logo após a formatura, Vivian será contratada como Engenheira Responsável na J Simões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário