26 de janeiro de 2012

Selic, a taxa básica de juros, deve ficar abaixo de 10%

Após a primeira reunião do Copom deste ano, foi lançada a probabilidade da taxa Selic chegar a 10%. O Banco Central avalia que a economia brasileira passou por mudanças significativas que podem determinar o recuo da taxa básica. Já na reunião a Selic passou de 11% para 10,5%.

Na avaliação do BC, esse novo cenário econômico de mudanças é caracterizado, de acordo com o BC, pela redução dos prêmios de risco e da estabilidade macroeconômica. Para o BC, essas transformações são caracterizadas por um elevado grau de "perenidade" e contribuem para que a economia brasileira hoje apresente sólidos indicadores de solvência e de liquidez.

De acordo com a ata, o processo de redução dos juros foi favorecido por mudanças na estrutura dos mercados financeiros e de capitais, pelo aprofundamento do mercado de crédito. E também pela geração de superávits primários consistentes com a manutenção de tendência decrescente para a relação entre dívida pública e PIB. O BC avalia que o cumprimento da meta de inflação pelo oitavo ano consecutivo, em 2011, contribui para a redução dos prêmios de risco.

Embora considere que essas mudanças sejam perenes, os diretores do BC admitem, no entanto, que mudanças pontuais podem ocorrer. "Em virtude dos próprios ciclos econômicos, reversões pontuais e temporárias podem ocorrer - e contribuem para que a economia brasileira hoje apresente sólidos indicadores de solvência e de liquidez.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário