9 de janeiro de 2012

Fundo Imobiliário é a grande aposta para 2012

A queda da Selic abaixo do nível de 10% ao ano será um divisor de águas no quadro dos investimentos em 2012. Entre as grandes oportunidades para quem quer investir estará o Fundo de Investimento Imobiliário (FII), que são aplicações parecidas com o da renda fixa e que tem como vantagem isentar o investidor de Imposto de Renda.

Em 2011, o patrimônio dessas aplicações cresceu 109%, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). Segundo a consultoria Fundo Imobiliário, a rentabilidade média dos fundos imobiliários foi de 13,19%. Esses fundos em geral são fechados, ou seja, só se pode resgatar o dinheiro quando outro investidor está disposto a comprar a cota de quem pretende sair.

Eles parecem ser muito sólidos por estar lastreados em ativos imobiliários e rentáveis, mas, se o inquilino (geralmente pessoa jurídica) deixar de pagar o aluguel ou se mudar para outro endereço, o cotista fica na saudade até que os pagamentos sejam normalizados.

Outro detalhe é a liquidez desses produtos, que a Anbima vem discutindo com a Comissão de Valores Imobiliários(CVI) sobre a possibilidade de contratar formadores de mercado para tornar os fundos imobiliários mais atraentes para as pessoas físicas. “O brasileiro está familiarizado com investimentos imobiliários e a garantia de liquidez vai atrair mais investidores”, diz Gustavo Muller, diretor da XP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário