De acordo com o Índice de Intenção de Consumo das Famílias(IFC), as famílias brasileiras começaram o ano de 2012 com uma inclinação maior para consumir. O ICF chegou a 139,7 pontos em janeiro, um crescimento de 1,8% em relação a dezembro de 2011. Na comparação com janeiro do ano passado, a alta foi de 0,3%.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a maior moderação do consumo no período de Natal, o reajuste do salário mínimo e a adoção pelo governo de medidas de incentivo ao crédito levaram a um aumento da confiança das famílias no que diz respeito ao consumo, mesmo em um período do ano em que costuma haver menor disposição às compras, devido às despesas extras características do período, como impostos.
Apesar do menor ritmo de crescimento, as famílias mantem confiança com relação ao mercado de trabalho. Esse otimismo foi o que ocasionou o aumento na intenção do consumo de 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi influenciado, principalmente, pelos componentes ligados ao trabalho: o crescimento da confiança do emprego e a perspectiva profissional .
O aumento na intenção de consumo ocorreu tanto entre as famílias que recebem mais de dez salários quanto entre as famílias com renda de até dez salários mínimos. Em relação a dezembro, os dados regionais mostram aumento na intenção de consumo no Sudeste (3,1%) e no Norte (6,0%).
17 de janeiro de 2012
Famílias começam o ano mais inclinadas ao consumo
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