26 de dezembro de 2012

Como montar um home office na sala de estar sem estragar a decoração?




O home office veio para ficar. Ter um cantinho de escritório dentro de casa é tão fundamental hoje em dia quanto ter uma boa sala para assistir TV com conforto. E em espaços cada vez menores, o velho escritório, separado da área social, integra-se com a sala de estar e fica aparente para todo mundo. Mas como organizar esse espaço sem prejudicar o resto da decoração? Veja abaixo as dicas para ter um home office bacana e muito prático.

Dois em um
A internet mudou nosso modo de vida. E dentro de casa não é diferente. Muita gente passa as noites conectada com a rede com notebooks, iPads e celulares. Lembro bem da minha adolescência quando as famílias tinham um só computador em casa, com internet discada e monitor gigante. Geralmente, tínhamos um quartinho com móvel planejado para abrigar a CPU e todos os acessórios de informática. Um show de horror! Mas a tecnologia deixou tudo mais barato, mais simples e mais bonito. Ter um escritório fechado para o computador é coisa do passado.

Gosto da integração, a menos que o cliente trabalhe muito em casa, tenha filhos e precise de silêncio absoluto. Conheço muita gente que passa mais tempo trabalhando em casa que no escritório. Eu sou uma delas, por exemplo. Gosto de começar a jornada de trabalho em casa, com uma xícara de café nas mãos e com a companhia do meu cachorro e meu iPhone. Mas é importante saber separar as coisas.

Bancada de trabalho
Com a aparelhos cada vez menores e portáteis, o home office é basicamente uma bancada de trabalho. Mesmo quem não leva trabalho para casa deveria ter uma mesa dessas na sala. O ideal é que ela tenha gavetas e um organizador de papéis. Nada mais caótico que uma mesa cheia de papéis desorganizados. A bancada de trabalho também é local indicado para deixar bolsas e carteiras, boletos, extratos de banco, chaves de casa etc. E por isso mesmo tudo deve ter um lugar certo.

Se você ainda não tem uma mesa e quer encomendar uma, o desenho da marcenaria deve ser bem simples. Recomendo que as gavetas sejam fininhas, logo embaixo do tampo. Fuja de bancadas em L ou embutidas. Peças soltas são mais elegantes. O acabamento pode ser na madeira de sua preferência ou em laminado preto ou branco. Outro item importante é a cadeira. Cadeiras de escritório em material plástico preto são geralmente muito feias. Evite. E já que essa cadeira vai ficar na sala, invista em design. Uma peça bonita faz toda a diferença.

E onde colocar a mesa de trabalho? Pense em um cantinho vazio na sala ou em algum móvel que você use pouco durante o ano. De repente ela pode substituir um aparador sem função. Outro bom local para a bancada é atrás do sofá, desde que ele fique no meio da sala, com as costas aparentes, e haja espaço de circulação. Ah, e não se esqueça das tomadas de piso!

Complementos
Agora você me pergunta onde devem ficar a impressora, as pastas de arquivo, o roteador, os carregadores e aquela parafernalha toda. Se você tem espaço dentro da sala, uma boa opção são as estantes. Aqui em casa tenho duas peças metálicas onde coloco carregadores de celular, pastas com documentos e, na época em que trabalhava 100% em casa, ficava a impressora (de modelo sem fio).
Uma opção mais sofistica são as de marcenaria. O segredo é planejar bem, deixando tomadas e compartimentos com portas para esconder tudo aquilo que atrapalha na decoração. Mas se você não tem dinheiro sobrando, opte por modelos prontos, mesmo sem portas, e organize as miudezas em caixas bacanas, que podem ser compradas em grandes lojas de decoração ou redes de papelarias.
Outra dica é adquirir peças de design mais divertidas, como grampeadores coloridos, porta-lápis e objetos que valorizem a mesa. Nada de usar coisas de escritório padrão, que vão “brigar” com os demais itens da sala.

Não existem regras para decorar o home office. Cada um sabe das suas próprias necessidades. Mas com uma boa mesa de trabalho, uma cadeira de bom design e certa organização é possível ter um escritório bem legal, sem comprometer a decoração do resto da casa.

Com informações UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário