6 de dezembro de 2012

Conselho de Arquitetura lamenta morte do "Poeta das Curvas"




O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal publicou uma nota na noite desta quarta-feira (6), lamentando a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, vítima de uma infecção respiratória.

"O órgão lamenta profundamente essa perda irreparável para a família, amigos e profissionais que estimavam a sua genialidade", disse o presidente do conselho, Alberto de Faria, que afirmou que a Arquitetura e o Urbanismo do Brasil perderam "o seu mais ilustre e inspirador representante, que projetou o país no mundo."

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas também manifestou profundo pesar pelo falecimento do arquiteto. "Autor dos mais emblemáticos projetos arquitetônicos do Brasil ao longo do século 20, Niemeyer fez de seu traçado modernista um símbolo nacional ao planejar a construção de uma nova capital federal, Brasília, durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961)", disse o órgão em nota.

A contribuição de sua obra para a formação da identidade brasileira, segundo a federação, permitirá com que Niemeyer seja sempre lembrado pelas gerações seguintes como um marco na história da Arquitetura e Urbanismo.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, Sydnei Menezes, entidade a qual Oscar Niemeyer esteve sempre ligado, também manifestou, em nota, o seu pesar e sua solidariedade à família e admiradores do arquiteto. 

"A trajetória e o legado de Niemeyer projetaram internacionalmente o Brasil como ícone da arquitetura moderna, dado o seu pioneirismo na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado - o que, desde a década de 1940, rendeu-lhe um justo reconhecimento em todo o mundo”.

Segundo Menezes, no ano passado, como forma de homenagear o conjunto da obra de Niemeyer, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ) escolheu como data para criação formal da entidade e posse solene de seus conselheiros o dia 15 de dezembro, quando Niemeyer completava 104 anos, mais de 80 deles dedicados à arquitetura.

“Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares franqueou seu prestígio ao debate sobre a regulamentação da arquitetura no Congresso Nacional e manifestou o apoio, por meio de carta, ao então projeto de lei de criação do novo Conselho profissional. A indicação do grande arquiteto como Patrono do CAU-RJ foi unanimidade entre os novos conselheiros”, diz a nota.

O presidente do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro), Agostinho Guerreiro, declarou que Niemeyer sempre será uma inesgotável fonte de inspiração. "Niemeyer sempre foi um grande amigo dos engenheiros e incentivava a constante parceria desses profissionais com os arquitetos. Desse carinho, nasceu o Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, que está na segunda edição em 2012", afirmou Guerreiro. Este é um projeto voltado especialmente para a juventude, com o objetivo de estimular a produção competente de projetos de conclusão de curso por formandos dos níveis superior, graduação tecnológica, técnico, mestrado e doutorado, das áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia e neteorologia. Este prêmio era um motivo de orgulho para Niemeyer, pois ele acreditava na importância do incentivo aos jovens."

Ele ainda destacou que o nome do prédio que abriga o Crea-RJ, no centro do Rio de Janeiro, tem o nome do arquiteto, referência para os profissionais da entidade.

Com informações de Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário