18 de dezembro de 2012

Dinheiro é tudo?



Dinheiro conta, mas não é tudo. Esta parece ser a mensagem dos brasileiros a uma pesquisa sobre felicidade feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O nível geral de felicidade da população ficou em 7,1, em uma escala de 0 a 10. Porém, ao mesmo tempo em que este número variava para cima quanto maior a renda da pessoa, a região Nordeste se mostrou a mais feliz, embora apresente renda per capita inferior ao Sudeste, que, por sua vez, tem a população menos satisfeita.

Os brasileiros que vivem com mais de 5.451 reais por mês deram nota 8,4 para a própria felicidade Já quem vive com até 545 reais ficou com 6,4.

Separadamente, a nota de felicidade dos moradores do Sudeste foi de 6,68, contra 7,38 dos nordestinos, apesar de muitas capitais da última região, por exemplo, terem renda por domícilio até 50% menor que os lares do Sudeste.

Com a média nacional de 7,1, o Brasil ficaria na 16ª posição entre as nações mais felizes do globo no ranking medido pela Gallup World Pool. O Nordeste, isoladamente, ficaria em 9º lugar, entre Finlândia e Bélgica.

O Ipea entrevistou 3,8 mil pessoas em outubro deste ano.

O estudo divulgado hoje visa mostrar ainda que apesar do desempenho econômico fraco em 2012 - as estimativas para o "PIBinho" giram em torno de 1% - acelerou-se neste ano o crescimento da renda do trabalho e da queda da desigualdade.

Com informações da revista EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário