28 de julho de 2014

Pequenos ambientes: dicas e segredos para aproveitar melhor os espaços

Sempre gostamos de inovar. Que tal aproveitar todos os espaços da sua casa da melhor forma? Confira algumas dicas e surpreenda-se!

Quartos
Espaço reduzido:
As prateleiras brancas colocadas na horizontal e os criados-mudos de nichos deixaram o quarto mais organizado e com alguns espaços livres. A poltrona deve ser usada para leitura. Projeto de Silvia Bitelli.


Quarto aconchegante: 
A arquiteta Silvia Bitelli criou diferentes soluções neste espaço reduzido. As luminárias penduradas deixaram a base dos criados-mudos livres. Já o painel em cima da cama deu um ar superaconchegante ao ambiente.


Fora dos lugares tradicionais
Como a janela desse quarto vai até o chão, originalmente a cama ficava do outro lado do armário, ao lado da janela. As arquitetas Ellen Cavalcante e Paula Ferraz criaram um painel que embute a cortina e tampa a metade inferior da janela, permitindo que o lado da cama fosse invertido e um armário maior fosse feito na parede mais ampla.


Salas

Sofá sob medida
Para não perder espaço nesse home theater de 12,4 m², a arquiteta Milena Schulmeistermandou fazer um sofá sob medida, que ocupasse toda a parede diante da televisão. O puf central com rodízios tem função dupla: serve de apoio para os pés e, caso o número de espectadores seja grande, pode acomodar mais pessoas.  O balcão sob a TV esconde todos os equipamentos e fios, mantendo a ordem do espaço.



Linhas horizontais
Neste espaço de home theater, os arquitetos Marcello Sesso e Débora Dalanezi optaram por usar as linhas horizontais para gerar uma percepção mais alongada e ampla do ambiente. Por isso, fizeram a moldura para a televisão indo de uma parede a outra, com linhas, além da prateleira e do móvel que tem a mesma largura e também formam linhas horizontais.



Cadeiras fora do caminho
Fora dos momentos de refeição, as cadeiras da mesa de jantar podem diminuir  a área de circulação. Por isso, os arquitetos do escritório Teles e Marques projetaram essa mesa com pernas em cruz, que permitem deixar as cadeiras sob a mesa desobstruindo a passagem. O tampo de vidro e as cores claras ajudam a ampliar o ambiente.

Dois ambientes em um
Nesse apartamento, não havia espaço para sala de jantar e de televisão separadas. A solução encontrada pela arquiteta Cintia de Queiroz foi fazer o espaço de refeições no canto do ambiente. Foi feita uma mesa de dimensões apropriadas para a área e, sobre ela, o forro ficou exposto: sua pintura escura se prolonga na parede, diferenciando o ambiente da sala de televisão.



Banheiros

Cuba reduzida
Lavabos quase sempre têm pouco espaço. Uma ideia para aproveitá-lo melhor é reduzir a pia ao máximo, liberando mais espaço para a circulação. Usar cubas de sobrepor é uma boa saída, pois assim o armário sob ela também pode ser pequeno e fica com a área interna livre. Esse modelo, da Celite, tem apenas 44 x 245 cm.



Banheiro do tamanho de lavabo
Este banheiro tem o tamanho de um lavabo com box. A cuba de semi-encaixe permitiu deixar a bancada pequena, aumentando a área de circulação. Nichos sobre a pia criam áreas para guardar os produtos de higiene. Os espelhos grandes ajudam a dar amplitude ao ambiente. Projeto do escritório Teles e Marques.



Explorando a parede alta
Com apenas 1,8 m² de área, esse banheiro tem uma parede de 3m de altura. A arquiteta Daniele Cardoso resolveu explorar essa amplitude, revestindo essa parede com mármore travertino em filetes do piso ao teto. A bancada, do mesmo material, recebe uma cuba de semi-encaixe, deixando um pouco mais de espaço livre.



Iluminação estratégica
Nesse banheiro, a arquiteta Mayra Lopes pintou uma parede de marrom e caprichou nas luzes, que saem de trás do espelho, do teto e ainda uma terceira opção alaranjada, para que o ambiente não ficasse reduzido pela cor escura. Ao invés de fazer bancada, que diminuiria a sensação de espaço, Mayra optou por um gaveteiro de vidro com rodízios e uma cesta para guardar os objetos.


Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário