1 de julho de 2014

Reciclagem pode ser revertida em lucro para condomínios

A cada dia que passa, a reciclagem se torna cada vez mais necessária, principalmente nas grandes cidades. Segundo o Instituto GEA, são coletados diariamente 14 milhões de quilos de lixo apenas na cidade de São Paulo. E a quantidade só vem aumentando.


O eCycle já preparou dicas para reciclagem em condomínios, mas quem mora nesses locais pode inclusive lucrar com a organização de material reciclável.

Iniciativa e planejamento

A mudança de hábitos, tais como de consumo, faz com que o processo de reciclagem possa acontecer. A ideia não é simplesmente descartar, mas conduzir para um lugar em que o resíduo será reprocessado para ser utilizado novamente.

Controlar a quantidade que cada apartamento gera de lixo reciclável ajuda o condomínio a se preparar para receber a quantia geral. Para que haja estímulo a essa prática sustentável, uma boa opção é, no momento da organização da assembleia dos condôminos, os moradores que contribuírem para a coleta de reciclagem recebam um estímulo positivo neste dia de reunião.


O lucro se torna possível quando ocorre a venda desses materiais para a reciclagem. Para isso, é preciso definir quais materiais que serão destinados para a coleta, quais locais serão armazenados e para onde serão enviados posteriormente - contate cooperativas de reciclagem do seu bairro e regiões próximas. Empresas que compram materiais reciclados os adquirem por quilo, por isso, é preciso uma boa quantidade para a venda. Pesquise na seção Postos de Reciclagem quais são as cooperativas e recicladoras próximas ao seu condomínio e entre em contato para informar-se sobre detalhes como proceder.

Estabelecido o processo, o dinheiro arrecadado pode ser revertido para o próprio programa de coleta, aplicado em festas de confraternização, para os funcionários, estética do prédio ou materiais esportivos.

Resolvida a questão dos resíduos sólidos secos, a questão dos resíduos úmidos podem igualmente ser otimizada. A construção de uma usina de compostagem é uma ideia adicional para que os moradores possam aproveitar os resíduos orgânicos na transformação destes em adubo de alta qualidade, sem químicas nocivas, para jardins e plantas da comunidade, o que faz com que o condomínio se torne o mais sustentável possível.

Fonte: Ecycle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário