10 de abril de 2011

Beleza e segurança sob medida


Fabricados em muitas formas e materiais, os portões residenciais podem oferecer mais do que elegância e proteção à residência. Por isso, confira as dicas e acerte na escolha.

Beleza e segurança para a entrada da residência. Geralmente, essas são as características consideradas para a escolha de um portão. No entanto, especialistas no assunto destacam que outros fatores também são fundamentais para garantir praticidade e funcionalidade ao produto. Para eles, é preciso ficar atento à quantidade diária de acionamentos para optar pelo motor; ao tipo de abertura de acordo com o espaço disponível; ao material de fabricação; às cores, texturas, visores e ventilação; à necessidade de acesso (porta integrada ou lateral); e à velocidade de movimentação, que deve ser maior na abertura e menor no fechamento para evitar acidentes. Veja, a seguir, algumas dicas para optar pelo portão certo para a sua casa.

Materiais

Segundo o executivo de vendas da Hörmann Brasil Fernando Enns, os modelos fabricados com chapa de aço, assim como aqueles com perfis de alumínio, têm a vantagem de cobrir vãos maiores e suportar maior carga de vento. "Os de alumínio são ainda mais leves", lembra.

Porém, a gerente de vendas da Portão Forte, Daniela Albuquerque, afirma que os modelos de alumínio têm custo superior e resistência inferior quando comparados a outros materiais. "A madeira tem valor intermediário, poucas opções e menor durabilidade. Já o aço conta com uma resistência superior, custo inferior aos demais, grande variedade de modelos e durabilidade intermediária", completa.

Na produção de portões, vale lembrar que o aço é subdividido em comum (ferro) e galvanizado. A diferença está no processo a que o material é submetido. "O aço galvanizado possui durabilidade contra corrosão de até dez anos por conta do acréscimo de zinco à sua superfície", finaliza Daniela.

Sistemas de acionamento

Os modelos podem abrir e fechar por meio de controle remoto, botoeira (botão) simples, botoeira com senha de acesso e leitura biométrica (digital). Quanto à forma de abertura, existem os portões corrediços, basculantes, de enrolar, pivotantes (duas folhas que se abrem para fora) e bipivotantes ou seccionais (sobem verticalmente e correm horizontalmente junto à laje da garagem).

"Os mais comuns são os portões basculantes, erguidos por meio de mecanismo de contrapeso, e os deslizantes, que abrem lateralmente correndo sobre trilhos. Para cada um existe um motor adequado para o tempo de abertura, que deve ser indicado pelo fabricante", esclarece Daniela.

Com informações da UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário