10 de outubro de 2012

Receba os amigos com conforto em salas pequenas



O luxo e o espaço não são o mais importante na hora de receber amigos e familiares, se você souber aproveitar o espaço disponível, é possível montar uma confortável e agradável reunião social. O importante é utilizar os móveis com inteligência, aumentando a perspectiva de espaço.

O conforto independe do tamanho, a sala de um bom anfitrião tem que acomodar os convidados sentados. O arquiteto e designer de interiores Gerson Dutra de Sá, da GDS Arquitetura e Interiores aconselha você a utilizar puffs. Eles servem tanto para acomodar como também podem ser transformados em mesas de centro, e guardados embaixo de uma estante após o uso.

Outra ideia seria deixar os espaços multiusos. Caso você não possa separar as salas de estar e de jantar a dica é montar o ambiente com uma mesa redonda e um sofá, pois a mesa retangular atrapalha a circulação de pessoas, enquanto que geralmente a redonda ocupa menos espaço. Quando falta espaço até para isso, a sugestão da designer de interiores Juliana Neves, da A3 Interiores, é usar um aparador, que pode ser aproveitado para servir petiscos e bebidas aos convidados.

A arquiteta Cyntia Sabát alerta que você não precisa (e nem pode) escolher móveis desconfortáveis e pequenos para aproveitar o espaço. Sempre opte por sofás confortáveis. “O cliente quer espaço, mas também quer passar tempo na sala e precisa de um sofá aconchegante”, afirma. Mesmo numa sala de 30m², ela diz que é possível colocar sofás de cerca de dois metros e meio de comprimento.

Lembre-se: Qualquer detalhe importa e uma sala, avisa o designer Gerson para você ter atenção na hora de comprar a cortina. Um modelo comprido já rouba 20cm de sala, o melhor é que elas sejam curtas”.

Para finalizar, existem alguns truques que você pode utilizar para “aumentar” o tamanho da sua sala. Use alguns espelhos e pinte as paredes com cores claras. Juliana Neves, porém, diz que é preciso tomar alguns cuidados. Uma sala toda branca fica sem personalidade: escolha uma das quatro paredes para ganhar uma cor diferente ou papel decorado. Já o espelho não pode projetar qualquer imagem, o ideal é que ele reflita a paisagem de fora e a luz vinda da janela.

Com informações do Terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário