A taxa de juros ao consumidor mostrou a sexta queda no ano em agosto, atingindo os 5,81% ao mês, a menor taxa de juros da série histórica, iniciada em 1995, de acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Além disso, pela 1ª vez a taxa ficou num ranking inferior a 100% ao ano.
Comparando setembro deste ano e o de 2011, houve redução de 0,88 ponto percentual, visto que no nono mês do ano passado, a taxa média de juros para a pessoa física estava em 6,69% ao mês.
De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira (15), a redução da Selic (taxa básica de juros) de 0,50 ponto percentual no mês de setembro fez com que diversas taxas de juros fossem reduzidas.
Selic e juros ao consumidor
De acordo com dados divulgados pela Anefac, desde julho de 2011 até setembro de 2012, a taxa básica de juro reduziu 5,25 pontos percentuais, ao passar de 12,50% ao ano no último mês do ano passado para 7,25% ao ano no nono mês de 2012, enquanto os juros ao consumidor apresentaram uma redução de 24,28 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 96,93% ao ano no mês passado.
Segundo a Anefac, a expectativa é de que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses por conta da melhora da economia, pela maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros, bem como com a expectativa de redução dos índices de inadimplência no segundo semestre.
Com informações do Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário