17 de outubro de 2012

Sua casa em estilo retrô



Pouca gente sabe, mas o estilo retrô na decoração está em alta, são tendências baseadas nas decorações utilizadas e que marcaram época nas décadas de 50, 60 e 70. A procura por itens e móveis retrôs tem crescido gradativamente e a arquiteta e decorado Brunete Fraccaroli crê que esse crescimento provém da vontade que as pessoas têm de que suas casas reflitam sua personalidade e estilo, além da comodidade. "Principalmente em cidades grandes e por diversos motivos, todos estão passando cada vez mais tempo dentro de suas próprias casas", comenta Brunete.

O estilo retrô na decoração é uma mistura de cores diferentes, objetos marcantes, estampas chamativas e, por isso, a cor das paredes dos ambientes deve ser escolhida com cautela. A designer de interiores Daniela Colnaghi ressalta que o ideal é que as cores sejam neutras para que os objetos retrôs e o mobiliário chamem mais atenção: "A harmonia das cores e a simplicidade dos tons são essenciais para o destaque do design e da cor vibrante de uma peça retrô", completa.

Outro fator importante que você deve considerar quando você for decorar é criar a harmonia entre os móveis e objetos para que eles não fiquem bregas ou pesados demais. A arquiteta e proprietária da empresa Denise Monteiro Arquitetura & Interiores aconselha: "Para evitar exageros, é preciso prestar atenção na dosagem e pensar no resultado de maneira completa em vez de focar nas peças individualmente. Se você juntar muitos objetos e mobília de cores e design semelhantes a tendência é que as pessoas enxerguem isso como um só bloco e não como uma decoração com mix de elementos."  Afirma Denise,  complementando que o ideal é colocar um pouco de cada coisa, formando assim um conjunto harmonioso.

Composição do espaço retrô
Um ambiente retrô deve ter objetos marcantes, lembra Brunete. Segundo a especialista objetos específicos como as grandes poltronas devem ser utilizados nos espaços onde a tendência foi aplicada, aparadores, cômodas e eletrodomésticos com esse design também são bem vindos. Já as cores variam de acordo com conceito do projeto e a vontade do cliente. Cores trazem vida e movimento a qualquer ambiente e, mesmo ele sendo retrô, não existe uma cor específica.
A especialista Fabiana Zanetti que é diretora de marketing de uma loja virtual que vende objetos retrô fala que o ambiente retrô deve ser harmonizado, utilizando a mistura do básico, do moderno e das peças retrô. "Se você usar um ambiente inteiro com todos os objetos no estilo retrô, a tendência é que sua casa fique parecendo um cenário. É essencial que haja uma mistura do básico nesse meio. Por exemplo, em um sofá mais neutro jogue almofadas no estilo retrô, coloque em móveis modernos um relógio desse estilo ou decore uma parede de cor neutra com plaquinhas de produtos ou propagandas antigas." 

Uma confusão muito frequente que chega aos que querem trazer o estilo retrô a decoração é a diferença entre o retrô e do vintage, muita gente pensa que os dois são a mesma coisa, mas na verdade são bem diferentes. O retrô traz o passado, mas que remete ao atual, usando apenas a aparência e design de épocas antigas, mas com tecnologia ou acabamento recentes como, por exemplo, rádios de design retro que contam com entrada para iPod e leitor de MP3. Já o vintage são itens envelhecidos que são reaproveitados, como uma roupa de um brechó ou um relógio ou brinco passado de mãe para filha.

Marina Carvalho, arquiteta, designer de interiores e diretora do escritório Marina Carvalho Arquitetura, lembra que a procura por objetos retrôs está tão intensa que muitas marcas decidiram investir nisso. "Acredito que o retrô é uma tendência mundial, consequentemente com reflexos no Brasil. Com isso, foi inevitável o aumento da procura por objetos que remetem a esse estilo e várias marcas do ramo de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e acessórios para a casa já aderiram, chegando a criar linhas inteiras dedicadas ao estilo."

Com informações do site http://www.bbel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário